Subscribe Now
Trending News

Balneário Barra do Sul

Apresentação

O Município de Balneário Barra do Sul está localizado na região Norte/Nordeste do Estado de Santa Catarina. Atualmente conta com uma população de mais de 8.430 habitantes – na alta temporada a população flutuante é estimada em até 120 mil pessoas. Sua extensão territorial é de 111,273 Km2.

A princípio, foi denominada Barra do Sul, por estar localizado ao sul da ilha de São Francisco do Sul. Após sua emancipação do município de Araquari, Balneário Barra do Sul avançou com a implantação de inúmeras obras que vieram de encontro com os anseios da comunidade local. O município é formado pelas seguintes localidades: Linguado, Conquista, Pinheiros, Costeira, Centro, Boca da Barra e Salinas.

O balneário é conhecido pelos aspectos naturais preservados, ainda nativos – mata Atlântica, restingas, dunas, lagoa e também as ilhas: Dos Remédios (maior delas); Feia; Araras; Instriptinga e Islobo. O turismo é motivado por praias limpas e pela “lagoa” propícia para a pratica de esportes náuticos e excelente para aqueles que procuram águas tranquilas e seguras para o banho, a parte sul do Canal do Linguado, bastante convidativo a pescarias, esportes aquáticos e navegação para pequenas embarcações. O pico do movimento turístico ocorre nas quatro semanas em torno do Ano-novo. Curiosamente, a festa típica da cidade, a Festa da Tainha, ocorre em pleno inverno.

Dados do Município

Região Turística: Caminho dos Príncipes
Área: 108.914 km² (IBGE/2022)
População: 11.271 habitantes (IBGE/2021)
Latitude: 26°27’20
Longitude: 48°36’43
Altitude: 8 m
Cidades próximas: Araquari, São Francisco do Sul, Joinville

Caminho dos Príncipes

A região recebeu esse nome por fazer parte do dote da princesa Francisca Carolina, irmã de D. Pedro II, quando se casou com o príncipe de Joinville. A Serra do Mar e seu entorno com a Mata Atlântica, córregos e cachoeiras, o histórico município de São Francisco do SUl e as charmosas paisagens rurais encantam os visitantes. Também chama a atenção as festas conhecidas nacionalmente como a Festa das Flores e o famoso Festival de Dança de Joinville.

Guia de Serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc… Conheça o guia completo de serviços de Balneário Barra do Sul.

Saiba Mais

Localização

Acesso pelas rodovias BR-101/BR-280 (até Araquari) e SC-495.

O Município de Balneário Barra do Sul, tem convénio com a Empresa Verdes Mares que faz toda essa ligação entre os Municípios próximos.

O Aeroporto mais próximo é o situado no município de Navegantes, distante cerca de 65 km do Município de Balneário Barra do Sul.